Como é o Curso Entendendo Auriculoterapia

O curso “Entendendo a Auriculoterapia” é voltado tanto para auriculoterapeutas formados, quanto para quem deseja se iniciar na técnica da auriculoterapia. Guiado por Roselaine Oliveira, acupunturista, terapeuta floral e estudante da auriculoterapia há 10 anos, o aluno vai aprender métodos de leitura do pavilhão auricular e sua associação com o corpo humano a partir de diferentes técnicas e escolas. O curso conta com 13 módulos que introduz o treinando na história da auriculoterapia e sua origem na medicina milenar chinesa, nos conceitos de energia Qi e Xue, In e Yang, assim com suas relações com o homem, além dos cinco elementos da natureza, tudo aplicado à técnica da auriculoterapia.

Durante os módulos, Roselaine se utiliza do formato de mais de 80 aulas completas, incluindo vídeo aulas, apostilas online e aplicativos de celular para se comunicar com seus alunos. Na parte teórica, base mais conceitual fundamental para o desenvolvimento do aluno, o curso aborda as diferentes regiões auriculares, os pontos existentes dentro desse microssistema e como relacioná-los com as queixas do paciente durante a terapia. O curso ainda levanta as relações entre cada ponto e como trabalhá-los em conjunto, frisa as indicações e contraindicações da auriculoterapia e apresenta ao alunos os principais materiais que são utilizados no atendimento de um auriculoterapeuta. O curso conta ainda com 4 conteúdo bônus incluindo auriculoterapia para bebês e gestantes.

O que você vai aprender com este curso?

  • Como funciona a técnica milenar da auriculoterapia e suas diferentes formas de aplicação.
  • Anatomia completa e regiões auriculares da orelha.
  • Identificar pontos auriculares como parte de um microssistema de relação direta com o corpo humano como um todo (macrossistema).
  • Técnicas especiais para a aplicação da auriculoterapia em bebês e gestantes.

Conteúdo do Curso Entendendo Auriculoterapia

1. BOAS-VINDAS

Roselaine dá as boas vindas aos seus alunos contando um pouco de sua trajetória como auriculoterapeuta e cita as diferentes escolas e técnicas de auriculoterapia, contando como elas estarão presentes durante a trajetória do aluno no curso.

2. ORIENTAÇÕES GERAIS

Neste módulo, Roselaine apresenta os conteúdos que serão abordados durante o curso introduzindo o aluno aos principais tópicos, além de recomendações fundamentais quanto aos materiais que serão utilizados na parte prática.

3. MTC – MEDICINA TRADICIONAL

Roselaine introduz o aluno à história da medicina tradicional chinesa apresentando a relação entre a energia do homem com a natureza, através do Qie e Xue, Yin e Yang, além da manifestação dos cinco elementos nessa interação.

4. AURICULOTERAPIA

Neste módulo, o aluno aprende com Roselaine como a auriculoterapia trabalha com os sistemas do corpo apresentando, além do surgimento da técnica, as indicações e contraindicações desse método milenar.

5. MATERIAL PARA TRABALHO

Conhecer bem os materiais de trabalho é essencial para qualquer ariculoterapeuta, neste módulo, o aluno é apresentado aos materiais básicos de estímulo, são eles: agulhas semipermanentes, agulhas de fogo, agulhas de filiforme, apong, stiper, cristais, sementes, placa auricular, moxa auricular e laser. A mentora ainda destaca a importância da biossegurança no atendimento ao paciente.

6. REGIÕES AURICULARES

Um módulo completo para ensinar o aluno a anatomia das orelhas e suas respectivas regiões auriculares: hélix, raiz do helix, anti-helix, ramos da anti-hélix, lóbulo, fossa escafóide, concha cimba, concha cava, trago, antítrago externo, interno, fossa superior do antítrago, e muitas outras.

7. PONTOS

Neste módulo, Roselaine apresenta ao aluno os pontos auriculares em detalhes e os relaciona com os sistemas do corpo humano. A auriculoterapeuta também apresenta uma versão em 3D de uma orelha a fim de demonstrar ao aluno pontos de trabalho escondidos que não podem ser identificados na folha 2D.

8. ANAMNESE

Roselaine ensina seus alunos a realizar um atendimento de auriculoterapia passo a passo dando atenção para anamnese e suas informações essenciais, desde o preenchimento até a avaliação dos sintomas do paciente.

9. JUNTANDO OS PONTOS

Parte fundamental na auriculoterapia, responsável por alavancar os resultados, além de identificar os pontos a serem trabalhados no paciente também é necessário combiná-los para um tratamento efetivo. A partir do estudo do sistema nervoso, Roselaine traz exemplos de terapias aplicadas aos sintomas de dor de cabeça, diarreia, ATM e emagrecimento.

10. CIRCULAÇÃO DE QI XUE

Neste módulo, Roselaine apresenta seus alunos à técnica da sangria, usada para desbloquear canais com função de analgesia – tratar as dores do paciente. Este módulo ainda conta com duas video aulas práticas de aplicação, a primeira em uma paciente com queixa de lombalgia e a segunda em um paciente com torcicolo.

11. LIVES

Em um conteúdo especial, Roselaine disponibiliza cinco lives para discutir assuntos relacionados à auriculoterapia e tirar as dúvidas de seus alunos sobre  a manifestação dos cinco elementos, o equilíbrio de energias, a memorização dos pontos auriculares e a avaliação do pavilhão auricular dividida em duas partes.

12. CONCLUSÃO E CERTIFICADO

Roselaine chega ao final do curso e parabeniza seus alunos pela disposição e comprometimento, ela pede a seus treinandos que encaminhem um vídeo contando sobre o que o curso significou seja na evolução ou na introdução do aluno à auriculoterapia.

13. BÔNUS – A ESTÉTICA NA AURICULOTERAPIA

Neste módulo bônus especial dividido em duas partes, Roselaine apresenta ao aluno as áreas da estética que a auriculoterapia pode atuar, são elas: corporal, dermatológica, facial, pré e pós cirúrgica e terapia capilar. 

Depoimentos do Curso Entendendo Auriculoterapia:

Prós e contras do Curso

Prós

  • O curso possui certificado e fornece conhecimento e base teórica suficientes para que o aluno possa rentabilizar e realizar atendimentos como auriculoterapeuta logo após a sua formação.
  • O aluno é introduzido a outras técnicas que trabalham o equilíbrio de energias a partir da medicina tradicional chinesa, como a fitoterapia e a acupuntura.
  • Acesso a materiais teóricos completos em apostilas online e aplicativos para auxiliar no aprendizado.

Contras

  • Para trabalhar com a auriculoterapia é necessário materiais específicos como agulhas próprias para aplicação, placas, cristais e sementes, o que requer um investimento prévio para quem está iniciando na técnica.

O que achamos do Entendendo Auriculoterapia:

O curso “Entendendo a Auriculoterapia”, por Roselaine Oliveira, é mais do que efetivo e cumpre o que propõe ao se comprometer para que seus alunos, sejam eles profissionais da área ou iniciantes, entendam a auriculoterapia. Quando se trata dos módulos de regiões auriculares e identificações de pontos no microssistema auricular o conteúdo teórico é extenso, característico da técnica. Isso requer aplicação e dedicação do aluno para que, após certificado, ele seja capaz de identificar e combinar os pontos principais da região auricular por conta própria, uma vez que teve contato aprofundado com o tema, a fim de fornecer o melhor tratamento para seus pacientes.

A carga teórica quanto a esses módulos apresentados por Roselaine, apesar de extensa, é essencial para que o aluno formado em terapia auricular seja capaz de realizar seus próprios atendimentos com responsabilidade, algo muito prezado pela mentora. Nesse aspecto, é perceptível a certificação de Roselaine com o comprometimento de seus alunos em relação a higienização dos materiais, além da preocupação com a saúde de seus pacientes, algo fundamental para a prática de qualquer profissional da auriculoterapia. Os anos de prática de Roselaine se destacam quanto ao domínio do tema e didática demonstrada durante as videoaulas. A professora traz exemplos práticos de aplicação da auriculoterapia para diferentes tipos de queixas de seus pacientes, incluindo vídeo aulas especiais para dores de cabeça, hipertensão, emagrecimento e outros tipos de patologias comuns, além de outros sintomas que podem ser tratados com a técnica da sangria, por exemplo. O aluno adquire o curso por R$ 497,00, um valor de acordo com o volume e qualidade dos módulos que pode ser revertido a partir da qualificação do aluno como profissional de auriculoterapia.

Pin It on Pinterest